sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Liberdade, fé no amanhã e esperança de um mundo mais justo!

 
“Já podeis da Pátria filhos
Ver contente a Mãe gentil;
Já raiou a Liberdade
No Horizonte do Brasil
Já raiou a Liberdade
Já raiou a Liberdade
No Horizonte do Brasil”
LIBERDADE, com certeza, é a palavra mais usada hoje em dia. No trecho acima vemos que não é apenas hoje que se sonha com liberdade, ou melhor, que se sonha em fazer dela não apenas uma palavra e sim um gesto que garanta que todos nós somos livres.

Não vemos que liberdade não fixa apenas no direito de ir e vir.

Somos seres livres. Vivemos hoje a “liberdade” que Deus nos deu. A de andar. De ir e vir.

Mas isso não basta. Nós não somos animais irracionais que se contentam apenas em andar. Somos seres criados à imagem e semelhança do grande criador.

Onde esta a consciência de que somos seres com INTELIGENCIA. A menos sabem os grandes, que os pequenos jamais engoliram a “liberdade” imposta a nós? Será que ninguém imagina que todos têm sentimentos? Que não, ninguém vai acreditar para sempre que somos livres até que a liberdade se cumpra?

Todos os profetas antigos foram mortos por falar o que a sociedade achava que era errado. Sócrates foi morto envenenado por dizer aquilo que o povo queria ouvir, mas, aquilo que os grandes não queriam.

Jesus Cristo foi cruelmente açoitado, chagado, desumanizado, morto por incentivar o povo a buscar liberdade, a inteligência, buscar uma maneira de sair do binômio de certo/errado, de bem/mau.


“Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo”

Não indo tão longe, vivemos em um Estado que lutou dez pela sua liberdade. Nos tornamos respeitados na história por sermos lutadores. Que nunca ouviu a frase: Antes de brasileiro, SOU GAUCHO!
Quem escuta um gaucho proclamar com orgulho estas palavras, certamente vê nos olhos do individuo o brilho da liberdade.
Mas de que adianta lutar dez anos? De que adianta cuidar para que o povo, não só o gaucho, tenha liberdade, se essa liberdade é presa? Não serve de nada dizer que temos liberdade de expressão, se nos falta a liberdade do pensamento?
Liberdade de expressão é muito bem-vinda quando todos têm a mesma opinião.
Mas onde fica a liberdade de pensar quando nos expressamos contra, ou com uma opinião diferente? Some sem lembrar que somos livres? Desaparece sem sequer dar a noticia que vivemos uma democracia?

Prefiro, ainda, pensar como Martin Luther King:

“O que me preocupa não é o grito dos maus. Mas o silêncio dos bons!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário